Ciências sociais
A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a sociologia, a história, a antropologia e a geografia, tais como suas culturas e indivíduos.
A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam, podemos a definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.
Assim como toda ciência, a sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. A sociologia surgiu como uma disciplina a partir de fins do século XVIII, na forma de resposta acadêmica para um desafio de modernidade: se o mundo está ficando mais integrado, a experiência de pessoas do mundo é crescentemente atomizada e dispersada. O processo de socialização, o indivíduo adquire hábitos e costumes que se agregam à sua personalidade individual e isso o torna cada vez mais identificado com uma personalidade social, o que garante uma maior integração e interação social. Contudo, não significa que o homem é privado de sua individualidade ou de seu livre-arbítrio, ao estar em interação com outros, os indivíduos têm suas personalidades condicionadas, porém é na socialização que está a origem da individualidade e da liberdade do indivíduo. O fato de pertencer a um grupo social é um dos elementos definidores da constituição do indivíduo como ser social. Portanto, as relações dentro de um mesmo grupo implicam em identificação, já as relações com grupos diferentes podem levar os