Ciências Sociais
Este artigo apresenta informações sobre Ciências Sociais dentro da cultura, com relação à sociedade e individuo trabalho e consumo dentro da sociedade a problematização e reflexão que retrata a realidade da sociedade e a exploração do meio ambiente que trata do crescimento da população e destruindo as matas nativas.
1. SIGNIFICADOS DE CULTURA
Cultura significa cultivar, e vem do latim colere.
Cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo o homem não somente em família.
Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela a boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira.
Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, apreendidos de geração em geração através da vida em sociedade.
A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo é a capacidade, que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudanças de hábitos.
O indivíduo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos cultura junto aos seres humanos.
Podemos afirmar que todos os grupos humanos possuem cultura, e não podemos graduá-la como melhor ou pior. Ao emitirmos um valor sobre determinada cultura estamos apresentando o ponto de vista de nossa própria cultura do que é certo ou errado, feio ou bonito, melhor ou pior.
É através da cultura que o homem adquire seus conhecimentos necessários a sua sobrevivência física e social.
Elementos básicos de cultura: as crenças, os valores, as normas e sanções, os símbolos, o idioma e a tecnologia.
Todas as culturas são fundamentadas em um conjunto de crenças, compartilhando conhecimento e ideias sobre a natureza da vida.
Valores são concepções coletivas do que é considerado bem desejável, certo