Ciências sociais e humanas
1. Introdução
2. Definição de Grupo
3. Critérios de classificação dos diferentes tipos de grupo
4. Determinantes da produtividade em grupo
5. Facilitação e Inibição Social
6. Desmobilização Social
7. Desempenho Potencial dos Grupos
8. Classificação das tarefas de Steiner
9. A Influencia Social
10. Conformismo ou influência social 11. Influência da Autoridade 12. Inovação ou influência da maioria
13. O trabalho em equipa no contexto organizacional
14. Produtividade e eficácia 15. Modelo de eficácia de Hackman
16. Conclusão
17. Bibliografia
Introdução
No âmbito da disciplina de Comportamento Organizacional, foi-nos solicitado que elaborássemos um trabalho que se enquadrasse com os conceitos da disciplina e também, por outro lado, que fosse uma mais valia para nós, no nosso futuro profissional.
O tema pelo qual optamos foi “Grupos e Equipas de Trabalho”, uma vez que iremos trabalhar sempre com grupos e em equipa na nossa futura profissão.
Ao inicio foi difícil para nós fazer uma síntese do que haveríamos de falar, uma vez que o capítulo era de certa forma extenso e com muitas experiências, o que por um lado facilitava a compreensão mas que por outro, nos dificultava pois ficávamos confusas se seria importante ou não.
Definição de Grupo
Não existe uma definição certa para grupo apesar de todos assentarem na interacção, interdependência e consciência mútua dos seus membros.
A multiplicidade de definições de grupo existentes remete-nos para um conjunto de elementos que nos permitem distinguir um grupo de um agregado de pessoas, ou seja, todos grupos visam alcançar um objectivo que seria impossível ser alcançado individualmente.
Assim, o grupo é também um conjunto de indivíduos interdependentes, pois um acontecimento afecta igualmente todos os seus elementos.
Critérios de classificação dos diferentes tipos de grupo
Os grupos são classificados por um conjunto de categorias:
a)