ciências humanas e sua tecnologias
“Porque gado a gente marca tange, ferra, engorda e mata. Mas com gente é diferente… Se você não concordar, não posso me desculpar. Não canto pra enganar Vou pegar minha viola Vou deixar você de lado Vou cantar noutro lugar.” (Chico Buarque, 1968) Aventurar-se pelo mundo do conhecimento é querer saber que tudo que acontece hoje tem sua origem e sua raiz no passado, por vezes distante de nossa realidade, é buscar no passado a nossa origem.
TERÇA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2009
ILUMINISMO
O Iluminismo
O pensamento iluminista defendia a bondade inata do homem e desejava melhorá-lo, libertando-o das superstições e das "trevas" da religião.
Agora, tudo era discutido e analisado.
Aos enciclopedistas interessava apenas a certeza dos fatos.
Contexto Histórico
O Iluminismo surge em uma época de grandes transformações tecnológicas, com a invenção do tear mecânico, da máquina a vapor, entre outras. É o período que marca o fim da transição do feudalismo para o capitalismo. O século XVIII foi denominado "Século das Luzes" devido ao esplendor das artes e das idéias. A aristocracia e os monarcas apoiavam os artistas, num frutífero mecenato que vitalizou a cultura do século. A Corte de Versalhes, na França, fascinava uma aristocracia refinada, sensível às idéias do Iluminismo.
O Iluminismo (ou Ilustração) foi um movimento intelectual marcado por forte racionalismo e postura crítica. Os intelectuais que defendiam a razão como principal meio para trazer "luz" e conhecimento aos homens foram denominados iluministas e o século XVIII, o "Século das Luzes". Afirmou-se o direito à liberdade e à igualdade entre os homens e foi posta em dúvida a explicação divina para a História. A ciência adquiriu uma importância fundamental para o progresso humano, mediante as contínuas inovações tecnológicas. Os valores morais do Iluminismo foram a tolerância, o humanismo e o respeito à natureza. Sem abandonar o absolutismo, alguns