Ciências Humanas e Sociais - DIREITO
2. Fale sobre o início da Filosofia.
R: Para alguns pensadores a filosofia se deu início na Grécia, na passagem do mito ao pensamento mitológico, ou para a razão por volta do século VI a.C.
Os povos da antiguidade procuravam conhecer e compreender o mundo e os seres que nele habitavam, criando indagações e hipóteses sobre as razões de sua existência. 3. Em que consistia a filosofia pré-socrática? Suas ideias permanecem hoje? Comente.
R: A filosofia pré-socrática consistia em conhecer o mundo exterior, compreender sua origem, bem como mudanças possíveis que poderiam ocorrer. Filósofos pré-socráticos estudavam: COSMOLOGIA (é o ramo da astronomia que estudava a origem, estrutura e evolução do universo a partir da aplicação de métodos científicos), PHYSIS (é a matéria que é fundamento eterno de todas as coisas e confere unidade e permanência ao universo, o qual na sua aparência é múltiplo, mutável e transitório), e ARCHÉ (seria um principio que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas; no desenvolvimento e no fim de tudo. Principio pelo qual tudo vem a ser). Hoje é praticamente a mesma coisa, embora o entendimento que hoje tenhamos seja diferente. 4. A Filosofia pode ser dividida em três períodos. Indique-os.
R: 1º PRÉ-SOCRÁTICO: pensamento que buscava uma resposta para as questões sobre a natureza e o cosmo.
2º CLÁSSICO: em que a questão do ente, do ser, do que é, constituíam-se como as principais preocupações filosóficas
3º HELENÍSTICO ou ÉTICO: suas preocupações se voltam para questões morais e o saber prático. 5. Fale sobre a importância de Thales de Mileto para a Filosofia.
R: Thales de Mileto