Ciências do Ambiente.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE - ENGENHARIA
1. INTRODUÇÃO À ECOLOGIA
o século XIX, o biólogo e naturalista alemão Ernest Haeckel (1866) partindo da observa- ção de que “o conhecimento biológico nunca é completo quando o organismo é estudado isoladamente”, deu um novo rumo à História Natural - hoje Biologia, criando uma nova ciência - a Ecologia.
O termo eco deriva do grego oikos que significa lugar onde se vive, casa, ambiente, e logos é estudo, ciência, tratado. No sentido literal, Ecologia seria o estudo dos seres vivos em sua casa, no seu ambiente, ou ainda, a ciência que estuda as relações dos seres vivos com o meio ambien- te. Numa concepção mais moderna, a ciência que estuda a estrutura e funcionamento da Na- tureza, considerando que a humanidade é uma parte dela (Odum, 1972).
Com a criação da ciência Ecologia, surgiram os termos ecólogo e ecologista. Este identifica os militantes de organizações em defesa do meio ambiente, enquanto que ecólogo é o profissional - pesquisador, cientista, que tem formação e trabalha no campo da ecologia.
Em princípio, a Ecologia considerava as espécies individualmente (ecologia da araucária, ecolo- gia do peixe-boi...), o que deu origem a autoecologia. Hoje, a autoecologia é a parte da ecologia que estuda as respostas das espécies aos fatores ambientais, em função de suas fisiologias e respectivas adaptações. Posteriormente, os ecólogos perceberam a importância das relações entre as diversas espécies, surgindo assim a sinecologia, passando esta a ser a parte da ecologia que estuda as interações entre as diferentes espécies que ocupam um mesmo ambiente, como estas se interrelacionam e de que maneira interagem com o meio ambiente.
1.1. MEIO AMBIENTE
Para a ciência ecológica, o meio ambiente é o conjunto de condições físicas (luz, temperatura, pressão...), químicas (salinidade, oxigênio dissolvido...) e biológicas (relações com outros seres vivos) que cercam o ser vivo, resultando num