Ciências da Natureza - 5º ano minerais
O diamante é um mineral incolor ou amarelo-pálido, embora também se possam encontrar diamantes com tonalidades de vermelho, rosa, verde, azul, negro e cor de laranja. Os diamantes de cores fortes são os mais procurados pela sua extrema beleza e raridade.
O diamante é considerado a substância mais dura da Terra. É carbono puro comprimido em uma estrutura cristalina cúbica compacta.
Os diamantes brilhantes têm um índice de refração alto. A luz que entra em um cristal lapidado pode sair pela mesma face dando uma falsa impressão de brilho. Produzem-se cintilações de luz coloridas em um diamante quando a luz se decompõe em cores.
Como se forma o diamante?
Devido à estrutura e às condições em que são formados, o diamante é a substância natural mais dura conhecida pelo homem. Na verdade, diamante é uma palavra de origem grega, derivada da palavra adamas, que significa indestrutível.
Muitos acreditam que os diamantes são originados do carvão. No entanto, ao contrário dessa crença popular, o carvão raramente tem algum papel na formação dos diamantes. Na verdade, na história da Terra, os diamantes surgiram antes do carvão.
Quatro processos respondem por praticamente todos os diamantes já encontrados na Terra.
1 - Formação de Diamantes no Manto Terrestre
Geólogos acreditam que todos os diamantes em depósitos que são explorados comercialmente se formaram no manto terrestre e ascenderam à superfície por meio de erupções vulcânicas.
São formados sob enorme pressão e temperatura, aproximadamente a 160 km da superfície em rochas chamada Peridotitos, Lherzolitos e Wehrlitos. Nessa região do manto, a temperatura é de aproximadamente 1050 C°.
Erupções vulcânicas muito profundas levam os diamantes à superfície da Terra. Esse tipo de evento é muito raro, sendo que nenhuma erupção desse tipo foi observada, desde que a ciência se tornou capaz de detectá-las. À medida que a mistura de magma, minerais e fragmentos de rocha se aproximam da