Ciências da Linguagem
527582: MARIA DE FÁTIMA NASCIMENTO DO ESPIRITO SANTO
UNI II: QUESTÃO
Elabore um texto dissertativo(no minimo 15 linhas e no máximo 20 linhas) sobre" se para as ciências da linguagem, não existe erro na lingua. Então não é necessário aprender a lingua portuguesa padrão. Não se esqueça de que, no texto dissertativo, você deve mostrar a sua opinião que deve ser alicerçada em argumentos. Você pode usar argumentos do texto lido.
Não para as ciências da linguagem, não existe erro na lingua, pois a mesma é entendida como um sistema de sons e significados que se organizam sintaticamente para permitir a interação humana, toda e qualquer manifestaçaõ linguistica cumpre uma funçaõ plenamente. A noção de "erro" prende-se a fenômenos sociais e culturais, que não estão incluidos no campo de interrese da linguistica propriamente dita. Para analisar as origens e consequências da noção"erro" na historia das linguas será preciso recorrer a outra ciência, a Sociolinguistica, entendida como o estudo das relações sociais intermediadas pela linguagem.
Em contraposição a noção de "erro', é a tradição da queixa, derivada dela, a ciência linguistica ofereçe os conceitos de variação e mudanças. Enquanto a gramática tradicional tenta definir a "lingua" como uma entidade abstrata e homogênea, a linguistica concebe a lingua como uma realidade heterogênea, variavel, mutante, em estreito vinculo com a realidade social e com os usos que dela fazem os seus falantes.
Assim, o suposto "erro" é na verdade perfeitamente explicável: trata-se do prosseguimento de uma tendência muito antiga no português( e em outras linguas) que os falantes rurais ou não-escolarizados levam adiante. Esse fênomeno chama-se: rotacismo.