Ciências da Computação
Programação Estruturada é uma forma de programação de computadores que preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas : sequência , seleção e iteração (esta última também é chamada de repetição) , mas também é considerada uma disciplina de algoritmos que facilita a compreensão de programas através do número restrito de mecanismos de controle da execução de programas.
Tendo, na Prática, sido transformada na programação Modular, a programação estruturada orienta os programadores para a criação de estruturas simples nos programas, usando as sub-rotinas e as funções. Foi a forma dominante na criação de software anterior à programação orientada por objetos.
Apesar de ter sido sucedida pela programação orientada por objetos, pode-se dizer que a programação estruturada ainda é muito influente, uma vez que grande parte das pessoas ainda aprendem programação através dela. Para a resolução de problemas relativamente mais simples e diretos, a programação estruturada é muito eficiente. Além disso por exigir em formas de pensar relativamente complexas, a programação orientada a objetos até hoje ainda não é muito bem compreendida ou usada pela maioria.
Sequência : Implementa os passos de processamento necessários para descrever qualquer programa.
Seleção : Especifica a possibilidade de selecionar o fluxo de execução do processamento baseado em ocorrências lógicas.
Iteração : Permite a execução repetitiva de segmentos dos programas em geral.
Há de acrescentar também que inúmeras linguagens ainda extremamente relevantes nos dias de hoje, como Cobol, PHP e Perl ainda utilizam o para- digma estruturado (muito embora possuam suporte para a orientação a objeto)
O USO DA PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA NO MERCADO MODERNO
A Programação Estruturada é usada em algumas empresas grandes conhecidas no mundo por exemplo a Microsoft e a Apple , em que se baseiam na criação de