Ciências contábeis
Considera-se que a contabilidade atua como um importante instrumento de informação, gerando dados e estatísticas que auxiliam seus gestores a tomar decisões acerca de sua empresa. Porém, isto só é possível quando há veracidade em suas informações, e é exatamente para aferir o grau de fidedignidade das demonstrações contábeis que se utiliza a auditoria. Para isto se faz necessário a utilização de critérios que possibilitem desenvolver julgamentos adequados sobre as demonstrações contábeis, ou seja, é preciso utilizar-se de técnicas de verificação que lhes permitam ver a verdade que, muitas vezes, se deseja ocultar.
“Auditoria trata-se de uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado (ATTIE, 1998, p25)”.
Baseado nesta definição podemos concluir que a auditoria veio para certificar a veracidade das informações fornecidas pelos administradores para o gerenciamento da entidade e após esta análise expor o seu parecer. Tratando-se, desta forma, de um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em uma dada empresa ou setor, cujo objetivo principal é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão devidamente em conformidade com os objetivos pretendidos.
Considerando-se que as Normas Brasileiras de Contabilidade tratam-se de um conjunto de regras e procedimentos de conduta que devem ser observados e seguidos como requisitos primordiais para o exercicío da profissão contábil, assim como os conceitos doutrinários, princípios contábeis, estrutura técnica e procedimentos a serem aplicados na realização dos trabalhos previstos nas normas aprovadas por resolução emitidas pelo CFC. Contudo, há um fator de grande importância a ser observado, que é a unificação da