Ciências contábeis
[pic]
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS) DE TEORIA DA CONTABILIDADE
1º Etapa
[pic][pic]
QUAL A ORIGEM DA CONTABILIDADE?
R: Já no inicio da civilização, avaliar a riqueza do homem; avaliar os acréscimos ou decréscimos dessa riqueza, entra a função da contabilidade. A contabilidade existe desde o início da civilização, alguns teóricos preferem dizer que ela existe, pelo menos, desde 4.000 antes de Cristo, outros em 6.000 s.C.).
Não existindo números, o homem não poderia avaliar o crescimento, de suas riquezas, porém o homem separa por pedrinhas, chamado pelo contabilista hoje em dia de inventário.
A contabilidade não é uma ciência exata. Ela é uma ciência social, pois é a ação humana de gerar e modificar o fenômeno patrimonial. Todavia a Contabilidade utiliza métodos quantitativos (matemática e estatística) como sua principal ferramenta.
Somente no século XIII é que os números indos-arábicos (0, 1, 2, 3...) vieram substituir o sistema greco-romano (I, II, III, IV...) e hebraico que usavam letras para contar e calcular (desconheciam o zero).
QUAIS OS PRIMEIROS SINAIS DE QUE EXISTIA CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE?
R: Os primeiros sinais objetivos da existência da contabilidade, segundo alguns pesquisadores, foram observados por volta do ano 4.000 a C , na civilização Sumério-Babilonense e coincidiu com a invenção da escrita.
As primeiras anotações eram feitas em termos físicos pois somente haviam trocas, o que fez com que sua evolução fosse bastante lenta. Em 1.100 a C, este quadro se alterou, por ocasião do surgimento da moeda.
Há informações que os primeiros rudimentos de balanço surgiram no ano de 1.300 em Florença, Itália.
Entre os séculos XIII e XVII a contabilidade se distinguiu como uma disciplina adulta, justamente pelo fato de que neste período a atividade mercantil, econômica e cultural era muito importante, ou seja, a evolução da contabilidade sempre está