Ciências contábeis
Balanço Patrimonial
a)explique sobre o seu objetivo e função
O Balanço Patrimonial representa de forma estática a situação Patrimonial da empresa. O Balanço é formado por uma tabela de duas colunas. A Coluna à esquerda denominada de “Ativo” é formada pelo conjunto de bens e direitos controlados pela empresa (Ex: Caixa, Estoques, Equipamentos, Imóveis, etc.). A Coluna à direita denominada de “Passivo” apresenta as obrigações exigíveis da empresa. Temos também na composição do Balanço Patrimonial o “Patrimônio Líquido” que representa o total das aplicações dos proprietários, Lucros/Prejuízos, etc. (Sendo Basicamente: Patrimônio Líquido = Ativo – Passivo). O caso mais comum é termos o Total de Ativo maior que o Total de Passivo, havendo um Passivo Maior que o Ativo temos o que denominamos “Passivo a Descoberto” (não muito comum).
O Balanço Patrimonial nada mais é do que a “fotografia” da empresa em determinado momento, apresentando as origens dos recursos que a empresa utiliza para executar sua atividade e o destino dessas contas.
b)informe como a mesma pode contribuir para o processo decisório
O balanço Patrimonial nos permite analisar várias informações. Por exemplo:
1. Permite aos administradores da empresa verificar o Grau de Alavancagem da empresa;
2. Fazer o cálculo do Custo Médio Ponderado de Capital;
3. Verificar índices de Liquidez como: Liquidez Corrente, Liquidez Seca, Liquidez geral.
4. Permite que terceiros avaliem o nível de endividamento da empresa, mensurando o risco de novos empréstimos, etc.
5. Análise do Capital de Giro; Saldo Tesouraria e Necessidade de Capital de Giro.
Esses são apenas alguns exemplos que posso citar em cálculos que apoiam a tomada de decisão.
Vale ressaltar que, normalmente uma tomada de decisão não pode levar em conta apenas a estrutura do Balanço. Esses indicadores precisam ser avaliados em conjunto com informações