Ciências Contábeis
Desde o período da colonização brasileira até os dias atuais, a população negra sofreu e ainda sofre com alguns preconceitos impostos pela sociedade. Na colonização milhares de Negros foram escravizados, massacrados, humilhados e mortos pelos colonizadores. Após esse período, a elite da sociedade na época como; os fazendeiros, os senhores de engenho, ainda continuavam com a escravidão dos negros no Brasil, com mão de obra escrava.
Embora mais de um século já tenha se passado desde a abolição da escravatura no Brasil, pouco mudou em relação à situação do negro na sociedade. Marginalizados, ainda hoje os negros e mulatos brasileiros disputam um lugar ao sol, tentando se libertar dos grilhões invisíveis do racismo e da discriminação. Mesmo que as autoridades brasileiras não admitam a existência do preconceito racial, todos sabem que ele existe e que está impregnado na estrutura de nossa sociedade.
Os negros, ao longo da historia do Brasil, têm sido, juntamente com os índios, os mais discriminados. Essa questão deve ser abordada na escola, de tal forma que o aluno possa identificar os casos, combatê-los, buscar resolve-los, fazendo com que todos sejam cidadãos em igualdade de condições, respeitando as diferenças e especificidades que possam existir.
O racismo pode surge desde há infância. É muito comum encontramos nas escolas o preconceito com os negros. Crianças e jovens negras, algumasvezes ao começarem sua vida acadêmica, se deparam com algum tipo de intolerância por sua cor. Por isso é de extrema importância á observação, a orientação e os esclarecimentos dos familiares e dos professores sobre esse assunto com as crianças, para que mais tarde elas não se tornem adultos racistas.
Atualmente também vivemos o debate das cotas.Vista como uma maquiagem na educação, a lei as cotas raciais dividem opiniões entre a sociedade brasileira. Sabemos que este projeto foi criado para facilitar a entrada dos negros nas Universidades, pelo