ciências contabeis
1 INTRODUÇÃO 3
2 Definições conceituais dos Princípios da contabilidade 4
3 Regime de Apuração 6
4 Métodos de Avaliação de Estoques 7
5 Operação com Mercadorias e impostos 8
6 Operações Financeiras 11
7 Demonstrações Contábeis 12
8 Tendência da Contabilidade 13
9 CONCLUSÃO 15 REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata de informações importantes para conhecimento do profissional contábil.
Nos tópicos seguintes serão abordados temas mais conceituais da contabilidade os princípios entre outros conceitos..
2 Definições conceituais dos Princípios da contabilidade
2.1 Entidade
O principio da entidade é aquele que define a empresa como um ser de vida própria, sendo assim, empresa não se confunde com empresário, são entes distintos, o principio da entidade diz que empresa é empresa e empresário é empresário, não deve se misturar as contas.O principio da entidade é aquele que define a empresa como um ser de vida própria, sendo assim, empresa não se confunde com empresário, são entes distintos, o principio da entidade diz que empresa é empresa e empresário é empresário, não deve se misturar as contas.
“Art. 4º - O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
§ único – O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE,