ciência
Conceitos:
Argumentar: Argumentar é desenvolver organizadamente um raciocínio, uma ideia, uma opinião, um ponto de vista ou uma convicção, de forma a influenciar, a convencer e apersuadir o ouvinte .No nosso quotidiano estamos argumentar: quando defendemos um ponto de vista, quando apresentamos a nossa opinião, quando propomos uma solução para um problema ou quando queremos convencer os outros a aceder a um pedido nosso…Por vezes, enfrentamos a oposição dos outros e, então, temos de argumentar ainda melhor para os convencer.
Argumento: . Prova que serve para afirmar ou negar um fato.
Tese: È uma afirmação de veracidade argumentada ou justificada cuja legitimidade depende de cada âmbito ou da situação. Numa tese o autor defende uma ideia e sustenta sua argumentação através dos resultados de uma profunda investigação sobre o tema.
Persuasão: È uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação.
Texto Argumentativo:
A praxe
Confesso não ser um defensor convicto das praxes.
Obviamente que há praxe e praxe, e há praxe positiva e negativa, óbvio que há bons e maus praxantes, óbvio que há praxe pensada para integrar os caloiros e praxe para os humilhar.
A praxe é voluntária, muitas coisas na vida e na universidade não são. Em ambos os casos, o importante é saber dizer não.
A problemática gerada à volta das praxes, está cada vez mais projetada na nossa sociedade e discutida entre as bocas mais autoritárias. A praxe, em si, deveria representar um momento de adaptação e integração dos jovens universitários na vida académica. A verdade é que cada vez mais "praxe" atualmente implica a humilhação, a violência, o desespero,etc. Diariamente somos confrontados com notícias relativas ao assunto, divulgadas pelo