Ciência e trabalho
01 - Os tópicos relacionados a seguir visam verificar a compreensão dos temas abordados no capitulo. Explique cada um deles.
• Trabalho:
Trabalho no latim deriva do substantivo tripalium, aparelho de tortura formada por três paus, ao qual eram atacados e condenados, e que também servia para manter presos animais difíceis de ferrar. Daí a associação de trabalho com tortura, sofrimento, pena. Abuta.
• Taylorismo, Fordismo, Toytismo:
Taylorismo – visa o aumento da produtividade com economia de tempo, supressão de gestos desnecessários no interior do processo produtivo e utilização máxima de máquinas.
Fordismo – intensificou a divisão de trabalho, introduziu a linha de montagem na industria automobilística.
Toyotismo – evitou a acumulação de estoques, ao atender os pedidos conforme a demanda, com planejamento a curto prazo, privilegiando o trabalho em equipe, a descentralização da iniciativa. Com maior possibilidade de participação e decisão, além da necessidade de polivalência da mão-de-obra, já que o trabalhador passa a controlar diversas máquinas ao mesmo tempo.
• A sociedade pós industrial:
É caracterizada pela ampliação dos serviços (setor terciário). Isso não significa que outros setores tenam perdido sua importância, mas que as atividades agrícolas e industriais também dependem do desenvolvimento de técnicas de informação e comunicação. O cotidiano de todos, seja no campo ou na indústria , passa a ser marcado pelo consumo de serviços de publicidade, comunicação, pesquisa, comércio, finanças, saúde, educação, lazer, turismo etc.
• Lazer:
É uma criação da civilização industrial. A diminuição da jornada de trabalho cria o tempo liberado, que não pode ser confundido ainda com o tempo livre, pois aquele é gasto com transporte, obrigações religiosas, familiares, sociais, políticas, afazeres domésticos, higiene, alimentação e sono, às vezes até com um “bico” para ganhar um dinheiro a mais. O tempo propriamente livre, de