: CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE
Acadêmicos/RA:
ELIZANGELA SILVA DE SOUSA RA 416112
DANIELEMIRANDA BEZERRA RA 410163
TACIANA SILVA ARAÚJO RA 425446
TUANI MASCHIO DA TRINDADE RA 419326
RELATÓRIO CIENTÍFICO
Tucuruí, PA
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP POLO DE TUCURUÍ
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Acadêmicos/RA:
ELIZANGELA SILVA DE SOUSA
RELATÓRIO CIENTÍFICO
TUCURUÍ-PA
2013
1. TECNOLOGIAS ASSISTENCIAIS EM ENFERMAGEM
Nas últimas décadas observamos um processo de transformação e de inovação tecnológica. A incorporação de novas tecnologias acarreta novas demandas, muitas vezes aumentando a intensidade do trabalho, requisitando a multidisciplinaridade do conhecimento e trabalhadores com especialidades diversas e complementares.
Na área da saúde uma grande proporção das técnicas, instrumentos e recursos diagnósticos e terapêuticos são desenvolvidas e aprimoradas a cada ano e quando utilizada de maneira adequada cria condições que contribuem para um viver saudável entre os indivíduos que na sociedade são produtos e produtores.
A industrialização trouxe consigo, além da modernização, o avanço tecnológico e a valorização da ciência em detrimento do homem e de seus valores. Os avanços tecnológicos na área da saúde, com a introdução da informática e do aparecimento de aparelhos modernos e sofisticados que trouxeram muitos benefícios e rapidez na luta contra as doenças. Essa tecnologia moderna, criada pelo homem a serviço do homem, tem contribuído em larga escala para a solução de problemas antes insolúveis e que pode reverter em melhores condições de vida e saúde para o paciente.
Segundo (MEHRY et al, 1997) a industrialização trouxe o avanço tecnológico e a