Ciência e tecnologia dos materiais
Tecnologia
Dos Materiais
Joinville – SC, 18 de Junho de 2008 Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Mecânica Professor Dr. Cesar Edil da Costa Professor Dr. Julio Cesar G. Milan Acadêmicos: Auzany Freitas Barbosa Júnior
David Roza José Ronan Diego de Oliveira
Sumário
Resumo 1.Introdução 2. O Aço 1020 3. O processo de Cementação 3.1 Cementação Sólida 3.2 Cementação Líquida ou Banho de Sair 3.3 Cementação Gasosa 4. A Têmpera 5. O Revenido 5.1 Fragilização por Revenido 6. Experimentação 6.1 Materiais 6.2 Método Experimental 6.3 Análise dos Resultados 6.3.1 Fotos da metalografia da amostra temperada 6.3.2 Fotos da metalografia da amostra temperada e revenida 7. Conclusão 8. Bibliografia
Resumo
Este trabalho discorrerá sobre as técnicas e procedimentos para a cementação, têmpera e revenido de amostras de aço de baixo teor de carbono. Aplicaremos a teoria através de um ensaio experimental e analisaremos os resultados obtidos.
1. Introdução
A escolha do material e dos tratamentos aos quais ele será submetido é crucial para o sucesso de um projeto. Uma vez determinado o material, é fundamental termos certo nível de controle sobre a sua microestrutura e, consequentemente, sobre as suas propriedades, para que os resultados estejam conforme o esperado.
Algumas aplicações exigem propriedades diferentes em regiões estratégicas de uma mesma peça ou de um mesmo componente mecânico. Como exemplo, podemos citar uma engrenagem, cuja aplicação requisita elevadas dureza e resistência ao desgaste nos dentes, onde há contato com outros elementos de máquinas, mas ductilidade e tenacidade no núcleo, para absorver choques eventuais. Uma das alternativas para se atingir esse conjunto de propriedades é submetendo o material aos processos de cementação, têmpera e revenido que, se realizados sob condições adequadas, proporcionarão ao material essas características.
Esse trabalho trata de um experimento feito com uma