Ciência e Pesquisa
O conhecimento pode ser entendido como o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e com ele estabelece uma ligação (Aranha e Martins, 1999). Considerando os indicativos do texto “O amor é uma falácia” elabore um conceito de conhecimento e destaque (sublinhe, negrite, marque...) no seu texto pelo menos 5 elementos retirados do texto.
Questão 2:
No material didático, são abordados os diferentes tipos de conhecimentos. Extraia do texto uma frase correspondente a cada um dos cinco tipos de conhecimento:
Questão 3:
Identifique no texto os tipos de falácias mais comuns da lógica do pensamento e apresente um conceito para cada tipo.
Questão 4:
No material didático, estão contempladas as características da ciência. Identifique no texto cinco passagens que tenham correspondência com cinco características da ciência e transcreva-as com as respectivas identificações.
RESPOSTAS
1) O conhecimento resulta da relação entre o sujeito, que conhece, e o objeto, que é conhecido. Esse conhecimento é alcançado pelo sujeito ao examinar o objeto de maneira lógica, através da razão.
2) *Conhecimento popular: "Afinal de contas, é mais fácil fazer uma moça bonita e burra ficar inteligente do que uma moça feia e inteligente ficar bonita."
*Conhecimento religioso: "Está apta a ser minha esposa, uma anfitriã perfeita para as minhas muitas mansões."
*Conhecimento artístico: "Voltei para o quarto com o coração pesado."
*Conhecimento filosófico: "Se existe uma força irresistível, não pode existir um objeto irremovível."
*Conhecimento científico: "Eu era frio e lógico."
3) *Dicto Simpliciter: é a generalização a partir de um argumento inconsistente por não contemplar as múltiplas possibilidades contidas no que se está generalizando.
*Generalização apressada: é a generalização precipitada, a partir de um número insuficiente de observações para se chegar a uma conclusão do todo.
*Post Hoc: atribuir a causa de um evento a