Ciência e Filosofia
A ciência antiga contemplava apenas a natureza, a ciência moderna passou a se preocupar com aquilo que o homem pode fazer em relação à natureza, para extrair algum beneficio a ciência deixou de ser apenas contemplativa e tornou-se um exercício de poder humano sobre a natureza.
No campo da física, as alterações foram notáveis, especialmente com os trabalhos de Galileu. A física qualitativa de Aristóteles será substituída por outra, experimental e geométrica, cujas leis passam a ter valor universal.
Nessa época destacou-se alguns pensadores : como o inglês Francis Bacon, o italiano Galileu Galilei e o francês Auguste Comte.
Francis Bacon :
Inglês, defendia a necessidade de conduzir a observação por meio de um método seguro e rigoroso, visando a eliminar os “ídolos”, que poderiam conduzir o intelecto humano ao erro.
Os quatro ídolos que Francis Bacon critica são :
- Ídolos da Tribo, Ídolos da Caverna, Ídolos de Fora e Ídolos do Teatro
Para superar os “ídolos”, Bacon propõe o método experimental, conduzido por um modelo rigoroso de investigação. Segundo ele, é preciso descrever todas as circunstancias em que um fenômeno ocorre, além de avaliar os casos em que esse mesmo fenômeno não ocorre.
Para Bacon, experiência como método para desvendar os fenômenos, representa também o poder de manipulá-los ; daí sua famosa frase : “Saber é Poder”
Galileu Galilei
Para o italiano, o mundo podia ser traduzido na linguagem matemática. Desenvolveu uma nova concepção do mundo, na qual o espaço seja um todo homogêneo e indistinto.
Segundo ele, a observação na ciência moderna significa eliminar dos objetos todas as suas qualidades sensíveis, observáveis e empíricas, transformando o mundo em números.
Em posição a teoria geocêntrica de Ptolomeu, Galileu com bases na observação do universo por meio de uma luneta aperfeiçoada por ele próprio, desenvolveu ainda mais a teoria Heliocêntrica, ampliando a discussão