Ciência e Cultura
É sabido por todos assim como também fora citado no texto que os benefícios trazidos pela ciência estão por toda parte e tornam a vida mais confortável e agradável desde que guardadas as devidas proporções. A busca do conhecimento científico na maioria das vezes atrelado a interesses capitalistas tem deixado sua marca negativa na natureza, nas culturas e no próprio homem.
Os avanços tecnológicos estão intimamente relacionados com o desenvolvimento da ciência em suas mais diversas áreas, esse “progresso” tem moldado as sociedades transformando a forma como as pessoas pensam, a forma como agem, a forma como se relacionam e se comunicam. Essas modificações acarretaram mudanças culturais drásticas nas sociedades, observem que muitas das ações do nosso cotidiano são tomadas a partir dessas novas influências e as executamos sem ao menos nos darmos conta, um exemplo clássico é o aparelho celular, tentem imaginar suas vidas um dia inteiro sem esses dispositivos (para muitos seria o caos).
Se avaliarmos o quanto nossa sociedade está mergulhada em um mundo construído pela ciência em que somos forçados a trabalhar sempre mais, a consumir sempre mais, um mundo em que não podemos perder tempo, não podemos adoecer, temos que estar ativos quase que 24 horas por dia para dar conta e toda demanda que nos é imposta, isso tem indivíduos cada vez mais estressados, depressivos e doentios que consomem desenfreadamente a produção da indústria farmacêutica. Analgésicos e antidepressivos figuram entre as drogas lícitas mais vendida no mundo o que nos faz concluir que estamos caminhando para uma sociedade de seres indolentes e indiferentes uns com os outros.
A cultura moderna tem dentre suas características o individualismo, estamos sempre tão ocupados e tão apressados que não temos tempo para o próximo e na realidade não temos tempo para nós mesmos para cuidarmos da mente, do corpo e da alma, poucas são as vezes em que nos oportunizamos ter momentos de diálogo com