Ciência e conhecimento científico
Existem diferentes formas de conhecimento, dentre elas o:
Conhecimento Popular que é transmitido de geração para geração, através de educação informal, baseado em experiências, por isso nem sempre é verídico.
É o modo mais de se obter conhecimento, pois é adquirido de forma natural ao decorrer da vida.
Conhecimento Científico que é transmitido através de treinamento (estudos), obtido racionalmente geralmente por pesquisas, tentando explicar como e porque as coisas acontecem, por isso é mais seguro. Procura tratar apenas com a realidade, ou seja, com aquilo que se pode provar e baseia-se em pesquisas e experimentos que possam buscar a veracidade ou falsidade dos fatos.
Porém não quer dizer que o conhecimento científico está sempre dotado da verdade, ou que o bom senso (conhecimento popular) estará sempre errado. O que os diferenciam é o modo de como conseguir as informações e respostas para os problemas.
Conhecimento Filosófico procura através da razão, respostas para os questionamentos do homem, ele ñ procura confirmação experimental e sim a coerência lógica. Conhecimento Religioso baseia-se na fé e procura não questionar as “verdades” postas perante seus fiéis. Apoia-se na crença de um Deus Criador e seguem seus ensinamentos que são transmitidos através da bíblia. O conjunto desses conhecimentos sistematicamente e objetiva se nomeia Ciência. Na sua obra Introducción a las técnicas de investigación social (1978:15) Ander-Egg apresenta um conceito mais abrangente: “A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza.” As ciências são classificadas de acordo com os ramos de estudos. No gráfico a seguir poderemos ver isso de forma detalhada.
As Ciências Formais (Matemática e a Lógica) utilizando de passos e regras relacionam símbolos de forma que consigam respostas exatas aos seus problemas.