Ciência sociais
O que de fato é cultura?
• Perpetuação e transmissão Inter geracional de conhecimento que se dá a partir da intervenção humana na natureza para toda criação material e não material. (Ex. como fazer fogo, habilidades de caça, dança, cura, cortejo, maneiras de organização, linguagens, crenças, música, tecnologia, alimentação). • Senso comum falacioso: Cultura é igual a conhecimento acumulado. Índios possuem cultura inferior a dos brancos. Fulano é mais culto do que beltrano. Afirmar que uma pessoa tem mais cultura do que outra é um juízo de valor emitido a partir do referencial de determinada cultura ex. (Etnocentrismo).
Culturas e subculturas:
• Culturas são geralmente delimitadas por espaços geográficos, dentro dos quais há inúmeras subculturas. (Exemplo: Cultura brasileira contêm subculturas feminina, masculina, caipira, nordestina, gaúcha, xavante, mineira, etc). A própria cultura brasileira é uma subcultura da cultura portuguesa. Subculturas desenvolvem-se em função de identidades étnicas, raciais, de ocupação, de interesses especiais (Star Wars, juventude), ou mesmo em função de preferências sexuais.
Outras culturas:
• Culturas organizacionais: empresas, exército, clube, escola, prefeituras, fundações, igrejas, ONGs, hospitais, cooperativas. Culturas mistas: nipo-brasileira, franco-alemã, luso-brasileira.
Características da cultura:
1. Transmitida por herança social, via socialização, e não por herança biológica.
2. Compreende a totalidade das criações humanas.
3. Exclusividade das sociedades humanas.
4. É um mecanismo de adaptação.
5. Interfere em como a pessoa vê o mundo.
Elementos identificadores da cultura:
1. Relações interpessoais.
2. Vida material.
3. Linguagem, idioma e suas variações.
4. Visão estética.
5. Manifestações folclóricas.
6. Religião.
7. Hábitos alimentares.
Cultura popular:
• Aparecimento em oposição à cultura oficial, dominante ou das elites (nobreza e clero) da idade Média.