ciência primitiva
1.Introdução
A evolução dos hominídeos ao longo da história teve como importantes marcas suas descobertas e domínios. Desde a Pré-História, os homens primitivos conquistavam seu espaço e buscavam por formas de sobrevivência de acordo com as condições locais.
Atualmente, os seres humanos dominam no cotidiano, uma série de instrumentos que foram descobertos a milhões de anos atrás pelo homem primitivo.
Será apresentada ao leitor uma contextualização atual de como instrumentos e objetos descobertos no passado são essenciais atualmente.
Um breve contexto histórico da época apresenta os principais acontecimentos do período Pré-Histórico.
A descoberta e o domínio do fogo, o surgimento da roda, a invenção do relógio e outras descobertas, serão descritas neste trabalho, de forma a explicitar a importância da Ciência e da
Física desde os primórdios das civilizações.
Curiosidades sobre o período Pré-histórico e, ainda, um experimento sobre como fazer fogo, de uma forma bastante semelhante ao que se tem descrito sobre os primeiros hominídeos que habitaram o planeta poderão ser encontrados nos capítulos seguintes.
Ao final, encontra-se uma linha do tempo, comparando os principais eventos e descobertas do período dentro do contexto histórico, em vista de facilitar a compreensão do leitor pelos principais assuntos aqui discutidos.
2.Conceitos atuais
À medida que as necessidades surgiam, o homem desenvolvia diversas utilidades para suas descobertas e invenções, como o fogo, a roda, o cobre e a funda; isso ocorreu acompanhando o desenvolvimento da própria sociedade.
O fogo atualmente é utilizado para diversos tipos de processos industriais, como a galvanização a fogo, onde ocorre um processo de revestimentos de ferro ou aço contra corrosões (NASCIMENTO, 2007). A incineração de lixo também é uma tecnologia que utiliza o fogo para a queima de resíduos, onde ocorre a redução do peso e volume do mesmo, este é um processo vantajoso, pois prolonga a