CIÊNCIA POLÍTICA
De um lado, uma atitude crítica e do outro uma atitude que restitui o pensamento filosófico em escolas recentes, onde o amadurecimento de suas teses mais intensas, exercidas contra o espiritualismo depois da abertura de novos conceitos da filosofia de kanti ( )
A filosofia critica que se confessou idealista determinou pelos diferentes sentidos de interpretações e fez surgir concepções opostas ao idealismo
Aristóteles dizia que a ciência tinha por objetivo os princípios e as causas.
Santo Tomás de Aquino mente dirigida ao conhecimento da coisa, Bacon e Wolf declaram que por ciência entende-se, o habito de demonstrar certezas isto é, comprovar o que não sofre mudança.
Para Kant tudo o que for objeto de certeza evidente é ciência. Todas as fases de conhecimentos sistematizados ou coordenados mediante ideias iniciais.
Depois dos positivistas e evolucionistas passou a ser mais valorizado o conceito da ciência designando o conhecimento das relações entre as coisas, fatos ou fenômenos quando ocorre semelhança ou diferença, coexistência ou sucessão nessa ordem de relações.
Para muitos autores ela implica nas tomadas de determinada ordem de fenômenos.
A caracterização da ciência veem se por meio da ordem de fenômenos, onde se faz pesquisas por meio de princípios, investigando seu processo evolutivo, trazendo-nos respostas, circunstancias e regularidades observadas o campo fenomenológico.
Segundo Spencer há 3 variantes do conhecimento já vivido ou inadequado, conhecimento não unificado, conhecimento científico e conhecimento parcialmente unificado e filosófico,