ciência juridica
01) Apresente um conceito amplo de Filosofia Jurídica, ou seja o que ela é? Qual sua identidade? O que a caracteriza? A filosofia do direito, filosofia jurídica ou ainda Jusfilosofia, é o campo de investigação filosófica que tem por objeto o Direito. Seus grandes temas são a justiça, a propriedade, a liberdade, a igualdade, o conceito de direito, os métodos de produção, interpretação e de aplicação do direito e a função do Direito na sociedade. A filosofia jurídica oferece instrumentos capazes de viabilizar uma melhor compreensão do universo jurídico. Instigando o operador do direito a pensar além dos limites da ciência jurídica, discutindo sobre valores que deve ser considerados para a construção de uma sociedade mais justa e sólida.
02) Faça um comentário explicativo sobre seis atribuições e/ou funções principais da Filosofia Jurídica (indicadas pelo professor), justificando-as e associando-as à realidade social e jurídica na atualidade (Texto 5 – BITTAR e ALMEIDA, PP. 50-51)
A filosofia, de um modo geral, traz-nos um estado de inquietação e indignação diante da sociedade e dos fatos sociais. Em decorrência deste estado, somos instigados ao questionamento, em busca de conhecimento histórico, analítico e investigativo sobre o homem e a sociedade. Tendo estes como princípio da Filosofia, fica clara a ideia de que a filosofia Jurídica é uma ferramenta imprescindível no âmbito do Direito, uma vez que ambas as ciências, mesmo com objetivos distintos, têm como principal objeto o homem em sociedade. Sendo de fundamental importância não apenas para os juristas, mas para todas as pessoas que procuram entender e criticar as experiências jurídicas da sociedade ao longo do tempo. A filosofia do Direito então se torna importante à medida que se analisa os conceitos de ordenamento jurídico e social tentando se adequar a uma realidade e por fim o esperado por todos. A filosofia jurídica estuda de forma ampla e complexa as questões de uma