Ciência do Ambiente Construído trabalho 04 Uniube
01)São encontrados também vapor de água, cristais de sal, material particulado orgânico (polens, bactérias, micróbios, etc...) e material particulado não orgânico (areia muito fida, subprodutos de combustão, etc...).
02) A distância da tropopausa em relação ao solo varia conforme as condições climáticas da troposfera, da temperatura do ar, da latitude, entre outros fatores. Se existe na troposfera uma agitação climática com muitas correntes de convecção, a tropopausa tende a subir. Isto se deve por causa do aumento do volume do ar na troposfera, este aumentando, aquela aumentará, por conseqüência, empurrará a tropopausa para cima.
Na estratosfera a temperatura aumenta com a altitude e se caracteriza pelos movimentos horizontais do ar. Situa-se aproximadamente entre 7 e 17 até 50 km de altitude aproximadamente, compreendida entre a troposfera e a mesosfera. Apresenta pequena concentração de vapor de água, e a temperatura cresce conforme maior a altitude até a região limítrofe, denominada estratopausa. Muitos aviões a jacto circulam na estratosfera devido à sua estabilidade. É nesta camada que está situada a camada de ozônio, e onde começa a dispersão da luz solar (que origina o azul do céu).
A estratopausa é a região limítrofe entre a estratosfera e a mesosfera e onde a temperatura para de aumentar conforme a elevação da altitude, marcando o início da mesosfera.
03) Do ponto de vista climático, a troposfera possui importância fundamental, pois é nessa camada que tem origem, praticamente, todas as massas de ar que caracterizam as mudanças climáticas da Terra. O decréscimo da temperatura com a latitude é de aproximadamente 0,65oC/100m, é o chamado gradiente vertical normal ou padrão.
04) Os poluentes são classificados em primários e secundários. Os primários são aqueles lançados diretamente no ar, como dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO) e alguns particulados como poeira. Os secundários formam-se na atmosfera por