Civilizações Pré-Colombianas: Astecas
Poder Político
O sistema governamental dos Astecas era monárquico, onde o Conselho do Imperador era quem elegia seu sucessor, escolhido entre os membros da linhagem governante, e chamada Casa Real. O coração político e espiritual dos Astecas era a cidade de Tenochtítlan na ilha de Tlatelolco (Lugar do Cacto Espinhoso), capital do Império Asteca. Era o Conselho do Imperador, que elegia o sucessor do Imperador, que era escolhido entre os membros de linhagem governante, a chamada Casa Real. O poder do Imperador era hereditário, e considerado de origem divina e ele governava auxiliado pelo "Grande Conselho", as suas principais obrigações eram proteger o Povo e homenagear os Deuses. Os Astecas tinham pouca liberdade de ação e pouca voz no governo devido a forma de governo ser a Autocracia.
Principais atividades econômicas
A economia dos astecas tinha como principal atividade a agricultura. Cultivavam, principalmente, milho, cacau, pimenta, tomate, abóbora, mandioca, feijão e batata. Também cultivavam frutas como, por exemplo, abacaxi, maracujá e banana.
Os astecas usavam técnicas agrícolas avançadas para a época. Construíram complexos sistemas de irrigação do solo e obras de drenagem.
Além da agricultura, os astecas viviam da pesca, caça e confecção de objetos artesanais como: Potes, Cestos, Joias, etc.
Comércio
O comércio interno era intenso no Império Asteca. Havia comerciantes especializados em vários tipos de produtos. A economia funcionava na base da troca de produtos, porém as sementes de cacau eram usadas como uma espécie de moeda.
Trabalho
O trabalho no Império Asteca era diversificado. Existiam os trabalhadores livres como os comerciantes, artesãos, etc. e os que trabalhavam em regime de servidão. Estes últimos atuavam na construção de obras públicas e eram controlados, na base da violência, pelas autoridades militares, religiosas e governamentais.
Tributos
Os astecas pagavam muitos tributos ao estado.