Civilizações indiana, chinesa e japonesa
Por Volta de 1500 a.C os Arianos, povo de origem Indo-europeia, invadiram o Vale do Rio Indo e conseguiram subjugar os Marajás, príncipes indianos.
A mistura dos Drávidas, antigos habitantes da Índia, com os arianos deu origem a Civilização Indiana. Antes da formação da sociedade indo ariana, as populações arcaicas da Índia se aglomeraram nas cidades de Hararapa e Mohenjo Daro.
Ao longo de sua história a Índia caracterizou se pela variedade de religiões praticadas em seu território.A Civilização Indiana, também conhecida como Civilização Hindu, no início de sua história teve como principal pilar da sociedade a religião do vedismo.
O Período Védico 1500 a 500
O período védico iniciou se por volta de 1500 a.C. e durou até o século VI a.C. O Império Indiano formado era controlado pelos arianos. A língua falada na região passou a ser o Sânscrito, uma mistura da língua primitiva com a língua ariana. Os arianos se achavam superiores aos habitantes nativos da Índia.
Para se perpetuarem no poder eles escreveram os Vedas, os livros do conhecimento. Segundo o Vedismo, todas as pessoas ao nascerem já tem seus destinos determinados pelos deuses. Baseado nestes preceitos a sociedade indiana foi divida em classes, as chamadas castas.
Hoje no mundo indiano existem milhares de castas, mas, no início da civilização existiam apenas 4 que são:
Brâmanes - Vieram da cabeça de Brahma, exercem a função de sacerdotes do vedismo, responsavéis pelos ensinamentos das leis de Brahma.
Xatrias - Oriundos dos braços de Brahma. Exercem a função de guerreiros e responsavéis pela liderança política.
Vaixias -Oriundos das pernas de Brahma. Exercem a função de comerciantes.
Sudras - Vindos dos pés de Brahma exercem a função de camponeses, artesãos e operários.
Parias - a classe mais discriminada da sociedade hindu. São considerados intocáveis, também conhecidos como Dalits.
Em 500 a.C. 16 reinos foram formados na Índia, as chamadas Mahajanapadas. Foi neste período