Civilização Holandesa
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSOR: VALMIR ALBANO
Trabalho sobre: CIVILIZAÇÃO HOLANDESA
Alunas: Aline, Ellen, Laryssa, Thays.
Série: 2°02
Jaraguá do Sul, 06 de Julho de 2015
Síntese (15 frases)
1. Os holandeses tinham dois objetivos básicos: conquista de parte do território brasileiro e controle do comércio de escravos. Assim, ao mesmo tempo em que ocuparam Pernambuco avançaram em direção à costa ocidental da África.
2. No início do século XVII, Amsterdã, a capital da Holanda independente tornara-se o principal centro financeiro e comercial da Europa e seu porto, um dos mais movimentados do mundo.
3. A primeira invasão dos holandeses ocorreu na Bahia, que além de possuir muitos engenhos em pleno funcionamento, era o centro político do Brasil. Eles chegaram a Salvador em maio de 1624 com 3300 homens, uma frota de 26 navios e 450 canhões.
4. Na região onde se deu a guerra do açúcar, a situação era desoladora: plantações queimadas, gado morto, engenhos destruídos e escravos em fuga; muitos deles haviam se refugiado no Quilombo dos Palmares.
5. Enquanto os holandeses lucravam com o açúcar brasileiro, Portugal encontrava-se exaurido economicamente e responsabilizava a União Ibérica por essa situação.
6. O governo de Nassau instalou sua capital em Recife e ali realizou uma série de importantes obras: calçou ruas; abriu canais por onde transitavam barcas, mercadorias e pessoas; drenou áreas alagadiças; construiu pontes que ligavam o antigo porto à Ilha de Antônio Vaz e esta ao continente.
7. Os novos governantes do Brasil holandês mostraram-se intolerantes. Confiscaram terras dos senhores do engenho endividados e proibiram a livre prática da religião católica.
8. Os senhores luso-brasileiros engajaram-se, em 1645, numa guerra contra os holandeses: a Insurreição Pernambucana.
9. O pelourinho, uma coluna de pedra ou madeira erguida em praça pública, era símbolo de autonomia administrativa e, ao mesmo tempo, lembrava a escravidão (os