Civilização grega e romana
CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO
DISCIPLINA: GASTRONOMIA
PROF: CAROLINE CERETA
QUESTÃO:
*Construir um texto sobre a relação histórica do turismo com a gastronomia.
A gastronomia com um produto, ou mesmo um atrativo de uma determinada localidade é muito importante do ponto de vista turístico, pois apresenta novas possibilidades, nem sempre bem exploradas, que são as diversas formas de turismo voltadas para as características da cada região.
Para Braune(2007, p.14) gastronomia é uma disciplina que exige arte não somente de quem executa, mas também de quem a consome ou usufrui. É artesanato, porque exige de quem a faz conhecimento, habilidade e técnica. É uma arte ou ciência que exige conhecimento e técnica de quem executa e formação e paladar de quem a aprecia.
O turismo é uma atividade que pode impulsionar o desenvolvimento de uma localidade, e foi conceituada de formas diferentes ao longo dos anos, interpretando o turismo como um deslocamento de pessoas num determinado tempo a uma determinada localidade, motivados por diversos fatores.
De acordo com Scluter (2003,p. 69) a dimensão social e cultural da gastronomia determinou incorporá-la ao complexo emaranhado das políticas de patrimônio cultural.O uso que o turismo faz desse patrimônio vem determinando que a gastronomia adquira cada vez maior importância para promover um destino e para captar correntes turísticas.
O turismo e a gastronomia são indissociáveis, pois é impossível pensar em turismo sem prever a alimentação para curta ou longa permanência. Em qualquer destino, o viajante precisa de alimentação e assim acaba experimentando a cozinha da localidade (corner, 2004).
Sendo assim o turismo gastronômico está ligado a sensação e ao prazer de conhecer e saborear algo novo quando se viaja.
Não há como ir à Bahia e não comer um acarajé, vir ao R. G. Sul e não comer um bom churrasco ou até mesmo um bom chimarrão esses são exemplos claros de que o turismo e a