civilizaçao egipicia
2014
Sociedade Egípcia
A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes.
Os antigos egípcios deixaram muitos registros sobre sua sociedade: pirâmides, esculturas, pinturas, templos, miniaturas e objetos de uso diário
Na representação da figura humana, o rosto era sempre apresentado de perfil, mesmo os olhos sendo mostrados de frente. Isso nos dá certo ar de irrealidade. O tronco era apresentado de frente, mas as pernas sempre estavam de perfil. Esse é um aspecto bem curioso e chama-se lei da frontalidade.
É fácil observar essa característica na maior parte dos auto-relevos e representações pictóricas do antigo Egito.
Há outra coisa muito curiosa a respeito dos monumentos do antigo Egito e a Esfinge de Gizé que não tem o seu nariz completo porque foi destruído por uma bala de canhão.
As pessoas mais importantes eram representadas em tamanho maior. Assim, o Faraó era sempre maior do que sua esposa. Em seguida a esses, pela ordem de tamanho, vinham os sacerdotes, os escribas, os soldados e finalmente o resto do povo. Por isso transmite-se a idéia de que os faraós eram figuras gigantescas, o que nem sempre era verdade.
As figuras masculinas usavam o tom vermelho e as figuras femininas o tom ocre.