civilizacçoes hispanicas
1051 palavras
5 páginas
TRABALHO DE
HISTÓRIA
TEMA:
INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS HISPÂNICA
NOME:Carlos Eduardo Oliveira Pereira
ESCOLA:Dona Júlia Alves
SUMÁRIO
INDRODUÇÃO..................................................................................... 01
Capítulo 1...........................................................................................
Capítulo 2...........................................................................................
Capítulo 3...........................................................................................
Referências Biográficas......................................................................
INTRODUÇÃO
Napoleão Bonaparte, com o bloqueio continental, proibiu os países europeus a comercializarem com a Inglaterra, sob ameaça de atacar os países onde as ordens não fossem cumpridas.
Portugal, fiel aliado da Inglaterra, ficou numa situação desagradável, não se resolvendo a tempo. Napoleão, indo invadir Portugal, passou pela Espanha desencadeando batalhas. O rei de Espanha, Fernando VII, foi preso e perdeu o trono por ordem de Napoleão, e, em seu lugar, foi colocado o irmão de Napoleão, José Bonaparte. O povo espanhol não obedecia ao rei francês, e as colônias também se recusaram a fazê-lo.
Foi aí que as colónias viram uma grande oportunidade para começar a lutar pela sua independência: com a Espanha tentando expulsar as tropas de Napoleão, não teria muito controle sobre as rebeliões noutro continente.
A sociedade das colônias era dividida por classe, origem e cor. A classe mais privilegiada era a dos brancos das camadas dominantes, nascidos na Espanha; somente eles poderiam participar das decisões políticas e administrativas e ocupar altos cargos públicos. Tinha a classe dos negros, brancos nascidos na colônia, os quais só tinham importância se fossem ricos, sem nenhum privilégio, assim como os índios, negros e mestiços.
A