Civilidade e Convivência Social
Conceito de “ser humano”
O ser humano distingue-se dos outros animais por agir com racionalidade.
Possui grande capacidade mental e habilidade para desenvolver utensílios e adquirir conhecimento.
Conceito de cidadão/cidadã
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
Valores da cidadania democrática
Liberdade
A Liberdade é um direito de todos os seres humanos, mas nem todos dela podem disfrutar, seja por motivos religiosos ou por motivos culturais. A liberdade é um direito de que todos nós devíamos usufruir.
Igualdade
Igualdade é a ausência de diferenças de direitos e deveres entre os membros de uma sociedade.
Tolerância
A Tolerância é o ato de indulgência perante algo que não se quer ou que não se pode impedir. A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade.
Uma pessoa tolerante normalmente aceita diferentes opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos. Autonomia
Autonomia determina a liberdade de indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas.
Discriminação
A Discriminação acontece quando há uma atitude adversa perante uma característica específica e diferente. Uma pessoa pode ser discriminada por causa da sua raça, do seu gênero, orientação sexual, nacionalidade, religião e situação social.
Uma atitude discriminatória resulta na destruição ou comprometimento dos direitos fundamentais do ser humano, prejudicando um indivíduo no seu contexto social, cultural, político ou econômico.
Justiça
Justiça significa respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o princípio básico quem tem o objetivo de manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.
Participação
A participação é a ação e o efeito de