Civil
Neste trabalho, fez-se um estudo da trabalhabilidade do concreto, pelo método que prescreve o procedimento pelo qual se determina a consistência de concretos pelo abatimento do tronco de cone, que determina o slump. O ensaio foi baseado na Norma Técnica NBR NM 67:1998 - Concreto - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone.
2 Revisão Bibliográfica
2.1 Dosagem de Concreto
2.2 Método ABCP
Figura 1 - Curva de Abrams.
3 Materiais e Métodos
3.1 Materiais
- Cimento Portalnd
- Areia média;
- Brita 1.
3.2 Equipamentos e ferramentas
Para separação dos materiais:
Tacho;
Balança eletrônica.
Para confecção do concreto:
Betoneira ;
Proveta;
Bandeja;
Pá.
Para determinação do slump:
Base metálica;
Cone de Abrams;
Cone complementar;
Haste metálica;
Régua.
Para determinação da massa específica:
Cubo metálico;
Haste metálica.
3.3 Métodos
Para confecção do concreto utilizou-se um traço unitário em massa (TUm) de 1:2,02:2,85 e relação água/cimento de 0,535. O TUm foi obtido a partir do método de dosagem da ABCP descrito na Revisão de Literatura. Para tanto, alguns parâmetros foram pré-estabelecidos: fck = 22 MP, condição de controle: A, classe de agressividade: I, abatimento = 7±1 cm, adensamento manual, dimensão máxima da brita 1 (Dmáx = 19mm) e utilização de areia média (MF = 2,4) como agregado miúdo.
Para uma condição de controle A, o desvio padrão (Sd) é 4 MPa, sendo assim,
fc28 = fck+1,65.Sd = 22+1,65.4 = 28,6 MPa
A relação água/cimento foi obtida através da Curva de Abrams, onde entrou-se com o valor de resistência normal do cimento aos 28 dias (32 MPa) e a resistência à compressão do concreto aos 28 dias (28,6 MPa), obtendo uma relação a/c=0,535, como já mencionada acima.
De acordo com o abatimento (7±1 cm) e a dimensão máxima do agregado graúdo (Dmáx = 19mm), foi determinado o consumo de água (Ca) apropriado pela Tabela 1, resultando em Ca = 200 l/m³.
Através da