Civil
Álgebra Linear
P
edagogia: Como estudar Matemática adaptado de um artigo escrito por W. C. Arnold
(Publicado em «The American Mathematical Monthly», vol. 47, 1940, tradução inicial de F.Schäller Dias e de J. Paulo para a Gazeta da
Matemática)
Este artigo foi escrito para auxiliar o caloiro e tem por fim instruí-lo na técnica de estudo. Estudar vai ser a sua profissão durante alguns anos e é preciso adquirir o suficiente brio profissional para que o trabalho seja o mais proveitoso possível.
O assunto está apresentado subordinando-se aos seguintes tópicos: Instruções gerais; O Estudo do texto; Resolução dos problemas; Fixação do estudo feito; O
Auxilio do professor.
Instruções gerais
1)
Não se dedique a actividades extra-escolares antes de cumprir devidamente o trabalho escolar; depois deste feito pode pensar noutras coisas.
2)
Comece a trabalhar desde os primeiros dias do ano escolar. Em, matemática, uma boa arrancada é muito importante. Dá-lhe o ímpeto para poder prosseguir.
3)
Tome parte nas discussões do curso. O estudo é um processo activo e não passivo. Não basta ler os livros e ouvir o mestre, isto é o mesmo que ouvir palavras novas sem as empregar, pois não as dominará enquanto delas não fizer uso várias vezes, quer nas conversa quer na escrita.
4)
Estude a lição logo a seguir à exposição. É mais fácil a aprendizagem da matéria recentemente exposta.
Recapitule a lição antes de ir para a aula, recitando-a para si.
5)
Evite quaisquer maus hábitos que porventura tenha adquirido no estudo da matemática no liceu. Tome muita atenção às observações do professor acerca desses maus hábitos.
6)
Verifique, logo que possa, se está senhor das bases necessárias para poder seguir o curso. Se não estiver consulte o professor sobre as suas falhas.
7)
Um ponto fundamental no estudo da matemática é o seu início. Tem muito que se lhe diga e muitos estudantes não conseguem triunfar por