citologia
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE CAJAZEIRAS-ISEC
CURSO: Farmácia
DOCENTE: Viviane Araújo
DISCENTE: Hilquias Coelho Ferreira e Bruno Gomes Machado Ribossomos
1-Caracterize os ribossomos.
Os ribossomos são partículas citoplasmáticas constituídas de ácido ribonucléico ribossomal (rRNA) e proteínas, formados por duas subunidades de tamanhos diferentes, apresentando, no total, cerca de 20 x 30 nanômetros (nm).
2- Quais as funções que os ribossomos desempenham?
Suas proteínas são sintetizadas no próprio citoplasma, e após a síntese, essas migram para o núcleo celular através dos poros existentes no envelope nuclear, e se associam ao rRNA que é sintetizado no nucléolo. Depois de finalizadas, as duas subunidades do ribossomo, ainda separadas, voltam para o citoplasma através dos poros do envelope nuclear onde exercerão suas funções relacionadas à síntese de proteínas de citosol, mitocôndrias e peroxissomos.
3- O ribossomo tem qual responsabilidade sobre o RNA?
Os ribossomos são os responsáveis pela tradução da informação contida nos RNA mensageiros (mRNA), a qual se trata do código para a sequência de aminoácidos da proteína que está sendo sintetizada. Quando o ribossomo decodifica mRNAs que codificam para proteínas que devem ser segregadas no interior das cisternas do retículo endoplasmático, sua subunidade maior se prende à face externa das paredes do retículo.
4- Pra onde as proteínas se destinam?
Tais proteínas podem ser destinadas à secreção, armazenamento no citoplasma, ou para a própria membrana plasmática. Retículo Endoplasmático
1-De que o reticulo endoplasmático se constitui e qual seu desempenho?
O retículo endoplasmático é constituído por uma rede de cisternas achatadas e alongadas, interconectadas por uma membrana contínua que desempenha seu limite externo. Ele desempenha papel central na síntese de proteínas