citologia
É uma fina camada de contorno irregular, elástico e composição lipoproteica que envolve a superfície de toda e qualquer célula, seja ela animal ou vegetal, eucariótica ou procariótica. Possui permeabilidade seletiva, com capacidade de regeneração (sofrendo pequenas lesões).
Funções:
1. Controla a entrada e saída de substâncias na célula;
2. Recebe informações do ambiente que permite a célula perceber a mudança e responder os estímulos;
3. Comunica-se com células vizinhas e com o organismo como todo;
4. Participa de processos metabólicos e da síntese de substâncias.
Estrutura Molecular:
Em 1972, Singer e Nicolson propuseram o modelo do mosaico fluido, no qual as moléculas proteicas formam um mosaico que se movimenta “encaixado” entre a dupla camada de lipídeos.
Bicamada lipídica: fornece a estrutura básica da membrana e serve como barreira de permeabilidade
Moléculas proteicas: na face externa atua como receptora de substâncias e na face interna se liga ao citoesqueleto.
Especializações da membrana celular
a) Glicocálix: Camada de glicoproteínas ligadas a proteínas ou a lipídios, presente na superfície externa da membrana plasmática dos animais.
Funções: adesão entre as células, reconhecimento celular (células iguais se unem), reconhecimento de substâncias e transporte de substâncias.
b) Microvilosidades: São projeções da membrana que ocorrem em certos epitélios como o intestinal, com a função de aumentar a superfície de absorção dos nutrientes.
c) Plasmodesmos: São pontos de adesão entre células vizinhas. O espaço entre elas é um material denso e amorfo.
d) Interdigitações: São dobras existentes na membrana plasmática de duas células vizinhas e que se encaixam perfeitamente com a função de aumentar e coesão entre elas.
e) Cílios e flagelos: são expansões celulares com função de movimentação da célula. Ex: cílios no epitélio da traqueia, flagelos dos espermatozoides. Os cílios geralmente são