Citologia Celulas
Curso: Biomedecina
ESTUDO DIRIGIDO – DIFERENCIAÇÃO CELULAR E APOPTOSE
1. Conceitue diferenciação e potencialidade celular.
A diferenciação é o processo pelo qual as células vivas se "especializam" para realizar determinada função.
Potencialidade é tornar (mais) eficaz ou (mais) ativo, reforçar os efeitos sobre o organismo de determinada substância ativa, especialmente com uso de medicamento.
Você pode potencializar a diferenciação, isto é, tomar remédios que incentivarão a diferenciação.
2. Qual é o papel do DNA na diferenciação celular?
A diferenciação celular se dá pela ativação de certos genes e desativação de outros, de modo a conferir estrutura e funções específicas às células, portanto a informação para a formação e diferenciação de toda e qualquer célula está no seu DNA.
3. Que fatores controlam os processos de diferenciação celular?
Em Biologia, diferenciação é o processo pelo qual as células vivas se "especializam" para realizar determinada função. Definição: Estas células diferenciadas podem atuar isoladamente - como os gametas e as células sexuais dos organismos mais pequenos, como as bactérias. Ou podem agrupar-se em tecidos diferenciados, como o tecido ósseo e o muscular. Apesar de diferenciadas, as células mantêm o mesmo código genético da primeira célula (zigoto). A diferença está na ativação e inibição de grupos específicos de genes que determinarão a função de cada célula. Esta especialização acarreta não só alterações da função, mas também da estrutura das células. Este "agrupamento" foi realizado ao longo do processo evolutivo. A seguir, os metazoários "agruparam" diversos tecidos para formar órgãos diferenciados como o estômago, os órgãos sexuais, etc. Estes, por sua vez, podem estar agrupados em aparelhos ou sistemas que, em conjunto, realizam determinada função vital, como é o caso do sistema digestivo. O processo inverso também pode ocorrer. Células já especializadas, por algum motivo, podem