Citologia 1ano
1
Citologia - Introdução
2
É o estudo das células (do grego kitos= célula e logo= estudo).
Só foi possível a partir do momento em que o ser humano começou a construir aparelhos com lentes que pudesse aumentar imagens (microscópio).
Teve seu início com Robert Hooke (1635-1703)
Na obra Micrografia (1665), publica diversos desenhos representando sua observações ao microscópio, observando corte de cortiça.
Ele dá o nome de célula (do latim cella= pequeno compartimento)
O trabalho realizado por uma célula é semelhante ao que acontece em uma fábrica, como a de televisores, por exemplo. Através de portões, dá-se a entrada de diversos tipos de peças destinadas as linhas de montagem. Para a fabricação e a montagem dos aparelhos, são necessários energia e operários habilitados. É preciso, ainda, um setor de embalagem para preparar a expedição do que é produzido e uma diretoria para comandar todo o complexo fabril e manter o relacionamento com o mundo externo. Tudo dentro dos limites representados pelo muro da fábrica.
Citologia – tipos de células
3
A célula é a unidade básica dos seres vivos.
As células dos seres vivos podem ser procariontes ou eucariontes.
O que diferencia um tipo do outro é a complexidade da estrutura celular e funcionamento.
Cada ser vivo é composto de uma ou mais células de apenas um tipo, ou seja, ou o ser vivo é procarionte ou eucarionte.
As células são medidas em micrometro (µm)= metro dividido por 1 milhão 10-6 e o nanômetro (nm) que é metro dividido em 1 bilhão 10-9.
1000 nm = 1 µm ou 1 nm = 0,001 µm
Células procariontes
4
Surgiram há bilhões de anos, portanto são primitivas e possuem estrutura mais simples em relação às eucariontes.
Estas células, ao contrário das eucariontes, não possuem núcleo separado. Desta forma, o DNA (ácido desoxirribonucléico) responsável pela transmissão de caracteres hereditários para os seus descendentes, fica solto no citoplasma.
Apresentam apenas uma