Citadon
A construção por empreitada ou a preço fechado é aquela que, comumente, vemos nos grandes anúncios dos classificados, ou naqueles folhetinhos que recebemos nos sinais de trânsito. O que eles oferecem são apartamentos prontos ou em construção, padronizados, cujo projeto foi feito sem levar em conta a opinião de quem vai comprar. O valor que você irá pagar por ele é pré-fixado, e só pode ser corrigido, no caso das prestações, por algum índice pré-estabelecido em contrato. Se as obras estourarem o orçamento, ou tiverem algum problema e a sua parte já estiver cumprida, você não deve pagar mais nada além do que já foi acertado.
Mas isso não quer dizer que a obra por empreitada seja necessariamente aquela em cuja definição o cliente não participa. 'Construção por empreitada' é tão somente um regime de contratação de uma empresa para a realização de um serviço, que no caso dos folhetinhos dos sinais de trâsito já está sendo realizado.
Você pode também contratar uma construtora em regime de empreitada para realizar qualquer serviço para você, e pagar por isso da mesma forma como pagaria por um desses apartamentos em prédios em construção. Porque obra por empreitada é aquela que define claramente uma etapa, um determinado serviço, ou mesmo uma obra completa, mediante um pagamento pré-definido, cujo valor pode ou não ser corrigido, e poderá ser por preço unitário ou preço global. Ou seja, poderá ser uma empreitada parcial ou global. A diferença entre elas será explicada nos próximos itens.
Por exemplo: você pode contratar o revestimento em azulejos de uma piscina por um determinado valor, ou pode contratar o mesmo serviço por metro quadrado de azulejo. A sua parede ficará igualmente revestida de azulejos nos dois casos, mas com o preço unitário definido você poderá fazer acertos nos valores, em função das quantidades a acrescentar.
Normalmente, a empreitada representa um custo maior que o outro regime de contratação, que é o de