CISTO RADICULAR: DEFINIÇÃO, ETIOPATOGENIA ,CARACTERÍSTICAS HISTOPATOLÓGICAS,CLÍNICAS E RADIOGRÁFICAS.
Os cistos odontogênicos são caracterizados por uma cavidade patológica revestida por tecido epitelial originário da embriogênese dentária, contendo em seu interior material líquido ou semissólido, são resultantes de um distúrbio que ocorre em alguma fase da odontogênese, podendo derivar do germe dentário, do epitélio reduzido do órgão do esmalte ou dos remanescentes da lâmina dentária e são incluídos dentro de dois grupos principais, que compreendem os cistos de desenvolvimento e os cistos inflamatórios.
Dentre os cistos odontogênicos, de acordo com Xavier et al. (2001), o cisto radicular é o mais comum, sendo considerado como um cisto inflamatório, já que sua etipatogenia está associada à irritação periapical provocada pelos produtos oriundos do metabolismo bacteriano da polpa necrótica.
As lesões periapicais, tipo cisto radicular, representam entidades muito comuns na clínica odontológica, tendo como etiologia principal a cárie dentária, podendo também, originarem-se por ocorrência de um traumatismo que gerou alterações pulpares.
Em condições de normalidade, a polpa dentária se mantém saudável e protegida dos microrganismos orais pelo arcabouço formado pelo esmalte e pela dentina. No entanto quando exposta a bactérias e seus subprodutos, reações inflamatórias inespecíficas e reações imunológicas específicas podem ser desencadeadas nos tecidos perirradiculares.
A intensidade da resposta inflamatória do tecido pulpar localizado abaixo de uma área de injúria, como por exemplo, de um processo carioso, irá depender da profundidade da invasão bacteriana e das alterações da permeabilidade dentinária(SIQUEIRA JÚNIOR; RÔÇAS;LOPES, 2004).
Clinicamente, segundo Melo et al. (2003), o cisto radicular é assintomático, o dente envolvido não responde aos testes de sensibilidadepulpar, além de não apresentar respostas aos estímulos térmicos ou à percussão.
O aspecto radiográfico do cisto radicular, para Whaites (2003), varia entre um espessamento no