Cisto Primordial
QUERATOCISTO
BOA VISTA/RR
2014
DAYANE LORRANE SANTOS DA SILVA
GEOSIANY CRISTINA COSTA DE SOUZA
IZE MOURÃO DE SOUZA
JÉSSICA VALÉRIA MATOS PINHEIRO
KARINE DE OLIVEIRA TEIXEIRA
PEDRIENI PINTO BRASIL
RAFAELA CORREIO DE SEIXAS
YASMIN DE SOUZA PINHEIRO
QUERATOCISTO ODONTOGENICO
Trabalho apresentado ao curso de odontologia da Faculdade Cathedral de Boa Vista como requisito parcial de notas para o 2º semestre da matéria de Histologia e Embriologia Oral.
Orientador: Jonathan S. Amorim
BOA VISTA/RR
2014
À Helen Pereira de Araújo que não pôde concluir o trabalho, pois estava gravida.
À filha da Helen Pereira de Araújo, Beatriz Pereira Silva.
RESUMO
Cistos são lesões odontogênicas benignas que podem atingir grandes dimensões e mais comuns nos maxilares. Entre elas, existe o cisto primordial, que é um cisto da degeneração do órgão do esmalte, ele é pouco frequente, podendo ser assintomático a menos que se torne secundariamente infectado e, raramente pode apresentar manifestações clínicas evidentes. Quando alcança um grande tamanho, pode apresentar tumefação e relato de dor. A mandíbula é mais envolvida em relação à maxila, ocorrendo a maior frequência na região de 3º molar inferior, podendo desenvolver em qualquer parte dos maxilares, inclusive na linha média da mandíbula e maxila. A lesão é mais comum em homens do que em mulheres e é diagnosticada usualmente entre 20 a 30 anos de idade. Dessa forma o Cisto Primordial é o foco central de nossa abordagem neste trabalho, que é um dos tipos de cisto odontogênico menos comuns.
Palavras-chave: Cisto Primordial, Queratocisto, Cisto Ceratocisto.
ABSTRATC
Odontogenic cysts are benign lesions that can reach large sizes and more common in the jaws. Among them, there is a primordial cyst, the cyst which is a degeneration of the enamel organ, it is uncommon and may be