Cisternas no semi rido
Equipe: Sara Carvalho, Maria
Eduarda Souza, Victoria Souza,
Thamara Andrade, José Antônio Jr.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
A região semiárida abrange grande parte do país e possui grande população. Por muito tempo, essa região foi vista como uma região inóspita e fadada ao atraso.
Isso fazia parte de uma ideologia política que favorecia uma minoria elitista. Mas agora essa visão está acabando.
Mesmo que existam poucos rios perenes nessa região, pode- se afirmar que há certa abundância de água na região, já que a média anual é de 750 mm, o que caracteriza a região semiárida como a mais chuvosa do mundo. O problema é que a distribuição dessa chuva é irregular.
SOLUÇÕES PARA OS
PROBLEMAS
ASA – BRASIL
ASA - BRASIL
Em 1990 foi criada a ASA – Brasil ( Articulação no semiárido brasileiro ), com propósito de políticas voltadas à convivência com o semiárido: combater a desertificação, promover o acesso à terra, ao financiamento, à assistência técnica , à educação e à água.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL
PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO – PIMC
PROGRAMA DE FORMAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL
PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO – PIMC
Em 1999 foi negociado junto ao governo federal, por meio da Agência Nacional de
Águas, o Programa de Formação e Mobilização Social para a convivência com o semiárido – PIMC. Ele tem como objetivo garantir o abastecimento regular de água de qualidade por meio de cisternas. Até hoje já foram construídas mais de 290 mal cisternas, em 1026 municípios do semiárido.
Essas cisternas tem capacidade de armazenar 16 mil litros de água, o suficiente para abastecer uma família durante todo o ano. Ela é construída ao entorno da casa e recolhe a água das chuvas precipitadas nos telhados das residências por meio de calhas. PROGRAMA DE FORMAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL
PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO – PIMC
A escolha dessas famílias que serão beneficiados são feitas por alguns critérios: renda per capita até meio salário