Cisas
Sistema Operativo
Temas a tratar:
Gestão de Memória;
Kernnel;
Trabalho realizado por: João Pascoal, 10º GPSI
Fábio Almeida, 10º GPSI
Gina, 10º GPSI
Gestão de Memória
Quando é preciso mais memória para funcionar mais programas simultaneamente para poder tratar de muito mais informação ao mesmo tempo. A memória que, ao sendo utilizada não e fácil de implementar porque existem vário requisitos que devem ser observados com o correto funcionamento tais como a segurança, isolamento, performance, entre outros.
A gestão de memória esta dividida em 3 partes:
A Alocação
A Fragmentação
A Paginação
Cada uma destas partes faz um trabalho diferente, mas nós, vamos falar sobre cada uma das 3 individualmente.
A Alocação está dividida também em 3 partes
Alocação Estática
Alocação Dinâmica
Alocação Local
A Alocação Estática é quando um programa que é utilizado pelo Sistema Operativo o lê e cria um processo na qual vai meter o funcionamento do próprio programa.
A Alocação Dinâmica é quando os objetos alocados, ao ser criados, podem ser liberados a qualquer momento, em qualquer ordem diferenciando os seus tipos de objetos.
A Alocação Local é, no principal, o mantimento do processo acessível ás variáveis locais de função ou procedimento ao ser executado no momento.
A Fragmentação
A Fragmentação pode ser de dois tipos: interna e externa.
Interna: Ocorre quando o processo não ocupa inteiramente os blocos de memória reservados para ele.
Externa: Ocorre à medida que os programas vão terminando e deixando espaços cada vez menores de espaços entre as páginas.
A Paginação
A paginação é o processo de virtualização da memória que consiste na subdivisão da memória física em frames que permite uma utilização de memória mais eficiente.
O sistema pode estar em base de espaço de endereçamento, em RAM (Random Acess Memory), ou então estar no topo de espaço de endereçamento,