Cirurgias otorrinolaringológicas
A otorrinolaringologia (ORL) é considerada uma das mais completas especialidades médicas do mundo, com características clínicas e cirúrgicas. Seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe, laringe e cabeça e pescoço.
CIRURGIAS DE NARIZ
SEPTOPLASTIA
A septoplastia é uma cirurgia normalmente empregada frente a queixas de nariz entupido, sinusites de repetição, dores de cabeça, dificuldades para sentir os cheiros ou sabores. Esta operação corrige o desvio de septo nasal. A septoplastia é a cirurgia realizada para reposicionar o Septo da forma mais reta possível. Ela pode ser realizada sobre anestesia local ou geral, dependendo das condições de cada paciente. Sua duração é aproximadamente uma hora. Atualmente, empregamos os endoscópios nasais para melhor visualização e melhor controle do sangramento durante a cirurgia. O septo nasal, como todo o restante da cavidade nasal, é coberto pela mucosa nasal. O primeiro passo da cirurgia consiste em se levantar esta cobertura, para que se exponham todas as alterações ósseas e cartilaginosas do septo. Após a remoção e remodelagem das áreas desviadas, a mucosa nasal é reposicionada e suturada. É comum o uso de tampões ou splints nasais após o término da cirurgia, para controle do sangramento, o que trás grande desconforto. Em alguns métodos, o uso do tampão nasal é desnecessário, o que pode proporcionar uma recuperação mais cômoda para o paciente.
SINUSECTOMIA
Nos pacientes portadores de sinusites de repetição, sinusites crônicas, poliposes nasal dentre outras condições, o tratamento clínico pode não ser suficiente. Nestes casos, médico e paciente podem chegar a uma opção cirúrgica, elaborada como o intuito de desobstruir os seios da face, ajudando a drená-los.
A cirurgia da sinusite evoluiu muito nos últimos anos, graças à tecnologia endoscópica. Pouco tempo atrás, a sinusectomia era motivo de medo e alarme, resultado de um procedimento