Cirurgia minimamente invasiva coluna
Na área de Cirurgia da Coluna Vertebral não é diferente, sendo que a grande novidade é a tendência cada vez maior pela escolha por parte dos médicos especialistas e de seus pacientes pelas técnicas chamadas de Minimamente Invasivas.
O Que são procedimentos Minimamente invasivos?
São aqueles em que há uma agressão mínima aos tecidos do corpo, com o manuseio cirúrgico restrito apenas à área doente, preservando as outras estruturas. O Objetivo geralmente é o mesmo das cirurgias convencionais, sem os riscos de uma cirurgia tradicional (grande), reduzindo a dor pós-operatória, a permanência no hospital, e acelerando o retorno às atividades normais, ou seja, resolver o problema com um menor sofrimento do paciente.
Cicatriz reduzida consideravelmente.
Quando estão indicados?
Os tratamentos minimamente invasivos podem ser realizados em diversas doenças da coluna, sendo as mais comuns as Hérnias de disco, dores crônicas devido à doenças degenerativas (discopatia degenerativa e artrose), fraturas, tumores, entre outros.
Hérnia discal
Quais os tipos mais comuns?
Cada caso deve ser avaliado individualmente por um Ortopedista Especialista em coluna vertebral para que os melhores resultados sejam alcançados.
A Nucleoplastia/Denervação facetária por radiofreqüência são muito utilizada para o tratamento de alguns tipos de hérnias/protusões discais, assim como para doenças degenerativas, não havendo cortes e não necessitando de internação. É realizada com anestesia local.
Nucleoplastia por radiofreqüência
Em casos mais avançados, a fixação dinâmica (Wallis e/ou Dynesis) poderá estar indicada, com técnicas que necessitam somente de pequenos cortes e apenas 24hs de internação. Com essas técnicas não ocorre a perda de