Cirurgia geral
Alunas: Elenice Schaefer Juliana Assunção
CIRURGIA GERAL
A cirurgia em consultório odontológico é cercada de cuidados no que diz respeito à preparação de paciente, campo cirúrgico e ambiente onde será executado o ato cirúrgico. Precisamos nos atentar com a condição clínica do paciente (pressão arterial, glicemia...), preparo do ambiente , paramentação e montagem da bandeja ou mesa clínica.
PREPARO DO PACIENTE: Deve-se demostrar segurança e serenidade ao paciente, fazendo com que o mesmo se sinta seguro. Exames e radiografias devem ser avaliadas pelo CD e arquivados juntamente com o prontuário do paciente.
PREPARO DO AMBIENTE: Primeiramente o ambiente deve estar limpo (desinfectado) como a cadeira odontológica, refletor, canetas, chão...
Este ambiente deverá ser o mais tranquilo e agradável possível sem muito ruídos ( barulho de telefone, instrumentais se chocando). Importante também verificar o funcionamento do refletor, sugadores, reservatório de água, para que tudo corra bem durante o procedimento.
PARAMENTAÇÃO: Antes do início do procedimento cirurgião e auxiliar devem estar de gorro, luvas, máscara e óculos de proteção. O cirurgião dentista receberá pacotes hermeticamente fechados contendo campos e aventais estéreis, que deve ser aberto pela auxiliar, para que não haja contaminação dos mesmo. A auxiliar não poderá tocar o interior deste pacote. O CD irá fazer a lavagem das mãos e em seguida com o auxílio da ASB colocará o avental e as luvas estéreis.
MONTAGEM DA BANDEJA OU MESA: O CD receberá um pacote contendo geralmente dois tipos de campo: um para a bandeja e outro fenestrado para o uso no paciente. Em seguida, os pacotes de gazes e a caixa de instrumentais estereis serão abertos junto à mesa cirúrgica. A caixa cirúrgica deve conter: Carpule Anestésico (em cuba com álcool iodado – imersão 30 minutos) Cabo de bisturi Sindesmótomo Alveolótomo Cuba Descolador Molti Afastador Farabeuf