Cirurgia de remoção
APENDICITE
Apendicite é a inflamação do apêndice, um pequeno órgão linfático parecido com o dedo de uma luva, localizado no ceco, a primeira porção do intestino grosso. Na maioria dos casos, o problema ocorre por obstrução da luz dessa pequena saliência do ceco pela retenção de materiais diversos com restos fecais.
O quadro inflamatório-infeccioso característico da apendicite é mais frequente entre 20 e 30 anos e pode ser extremamente grave e levar à morte se o paciente não for tratado a tempo.
CUIDADOS DA ENFERMAGEM
PÓS-OPERATÓRIO:
· Promoção da limpeza e ordem de todo o ambiente,
· Arrumação da cama “tipo operado”,
· Limpeza e arrumação da mesa da cabeceira,
· Trazer suporte de soro e coloca-lo ao lado da cama,
· Deixar oxigênio com equipamento completo.
AO RECEBER O PACIENTE NO QUARTO.
· Transporta-lo da maca para a cama com o auxílio de outros funcionários,
· Manter a cama em posição horizontal,
· Cobri-lo e agasalha-lo de acordo com a necessidade,
· Verificar na papeleta as anotações de centro cirúrgico.
· Deixar o paciente sem travesseiro e sem levantar a cabeça pelo o menos por12 horas.
· Enquanto estiver semiconsciente, mantê-lo sem travesseiro com a cabeça voltada para o lado.
· Observar o gotejamento do soro e sangue- Observar estado geral e nível de consciência. * Observar continuamente o funcionamento adequado dos tubos de drenagem (drenos de Penrose ou tubulares), se houver, verificando volumes e demais características do material drenado, com especial atenção para o aparecimento de fezes no líquido drenado ou nas gazes de curativo (qualquer anormalidade deve ser comunicada ao cirurgião).
· Verificar o curativo colocado no local operado, se esta seco ou com sangue. * Manter o curativo fechado por 24 – 48 horas, * Na troca do curativo, lavar as mãos antes e depois do procedimento e utilizar técnica estéril. Usar apenas solução fisiológica, não estando indicadas à utilização de soluções alcoólicas ou