Cirurgia Cardiovascular
Cirurgia da ponte de Safena
" A ponte de safena é umas cirurgia que se faz a partir de uma veia da perna chamada safena, para religar artérias do coração obstruídas por placas de gordura."
A ponte de safena é umas ci-rurgia que se faz a partir de uma veia da perna chamada sa-fena, para religar artérias do coração obstruídas por placas de gordura. Com a nova liga-ção, chamada de ponte pelos médicos, é possível normalizar a circulação de sangue no local e evitar um infarto fatal. A ci-rurgia se torna necessária quando o paciente está com 70% ou mais da artéria coroná-ria obstruída por placas de gorduras, para isso acontecer o paciente deverá ter uma doen-ça chamada de aterosclerose, que é quando placas de gordu-ras obstruem a passagem do sangue pelas artéria. O desen-volvimento dessa cirurgia pode ser considerado um feito mul-tinacional: ela foi realizada pe-la primeira vez nos Estados Unidos (em 1967), por um médico argentino (Renné Fa-valoro). Desde então, a ponte de safena passou por vários aperfeiçoamentos. Antes era comum, por exemplo, que du-rante a operação o bombea-mento de sangue do paciente fosse feito por uma máquina fora do corpo, pois o coração parava totalmente de bater. Hoje, há várias técnicas que apenas reduzem os batimentos cardíacos, tornando a cirurgia menos invasiva e arriscada.
As pessoas normalmente des-cobrem que precisam se sub-meter a uma ponte de safena de duas maneiras: ao demons-trarem sintomas físicos de pro-blemas cardíacos (como dores no peito) ou após passarem por exames de rotina que podem indicar as obstruções. Caso as lesões nas artérias sejam iden-tificadas, a ponte de safena não é a única opção de tratamento. Em alguns casos, é possível reverter a situação apenas com o uso de medicamentos. Outra saída menos traumática que a cirurgia é a angioplastia, na qual um longo e finíssimo tubo é introduzido no corpo da pes-soa - a partir do braço, por exemplo.
Ele então é direcionado até a artéria